Você sabia que seu Dog, assim como nós humanos, consegue contar?
Um estudo feito pela Emory University em Atlanta, na Georgia e publicado na Biology Letters, mostrou que os dogs utilizam uma parte específica do cérebro deles para processar números e que eles nem mesmo precisam ser treinados para fazerem isso.
.
O experimento foi feito colocando alguns dogs em uma câmara de ressonância magnética, onde eles mantinham a cabeça parada e longe de possíveis emoções. Na visão deles, foram colocados luzes com pontos cinzas em um fundo preto. O número de pontos cinza mudava a cada 300 milisegundos, e conforme o essa mudança, os cientistas puderam notar uma atividade na região canina chamada de Parietotemporal cortex, semelhante ao Parietal Cortex, responsável pelo processamento de números no cérebro humano.
.
A psicóloga da Emory, Lauren Aulet, acrescentou que entender a percepção de como os dogs entendem números é um grande avanço para tratar de problemas mentais deles e acrescenta:
.
“Fomos direto à fonte, observando o cérebro dos cães, para entender diretamente o que seus neurônios estavam fazendo quando os cães viram quantidades variadas de pontos. Isso nos permitiu contornar as fraquezas de estudos comportamentais anteriores de cães e algumas outras espécies. Parte da razão pela qual nós (humanos) somos capazes de fazer cálculos e álgebra é porque temos essa capacidade fundamental de numerosidade que compartilhamos com outros animais”, acrescentou Aulet.
.
Antes de diminuir a quantidade de petiscos do seu dog, é bom pensar bem, pois ele estará contando.