Grande parte dos Dogs ficam apavorados quando chega o final do ano, época onde é comum as pessoas soltarem fogos de artifício. Apesar de a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ter aprovado um projeto que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido ou estouro, a prática ainda acontece em algumas regiões. Por isso separamos algumas Dica Do Jax para que você consiga acalmar seu amigo.

1. Aja naturalmente. É muito comum que ao vermos nossos dogs assustados, nossa tendência seja de mimar e dar mais carinho para que se acalmem, porém, isso pode reforçar o medo no seu dog, que vai associar fogos+medo = carinho.

2. Não mostre reação quando os fogos começarem, pois seu dog sabe interpretar seus movimentos e saberá que algo está diferente, gerando mais ansiedade nele.

3. Isole o ambiente. Quanto mais fechado, mais difícil é para que o som entre forte e assuste seu dog. Ligar o rádio ou televisão pode ajudar a diminuir o som exterior.

4. Deixe seu cão livre. Se ele estiver se sentindo melhor escondido em algum canto, é bom deixar que ele fique em um lugar onde se sinta mais protegido até que se acalme.

Outra técnica bem utilizada é o método Tellignton Touch, que consiste em amarrar um pano com uma técnica que tende a fazer com que a corrente sanguínea dele seja estimulada pelo corpo dele, acalmando e tranquilizando.