É muito comum muitas pessoas ainda repetirem que cães e gatos são inimigos naturais. Quem tem os pets em casa sabe que isso não passa de lenda. O convívio entre os dois, muitas vezes pode ser difícil devido a diferença de personalidade entre os dois. Os dogs são muito mais apegados, enquanto os cats são mais independentes.
.
Muitas vezes quando um novo animal chega em nosso lar, é comum que ambos fiquem com ciúmes e aconteça uma disputa territorial. Geralmente é bom observar a diferença de idades entre os dois. Os filhotes se adaptam de maneira diferente aos adultos. Como muitas outras técnicas, a associação positiva muitas vezes ajuda nesse início. Ao apresentar o amigo novo, é interessante dar algum petisco para o outro, brinquedo ou carinho. Assim, sempre que estiverem perto, vão associar com algo positivo.
.
Outra técnica usada, depois dos momentos de apresentação, é leva-los para um passeio em ambientes diferentes. Assim, os dois podem explorar novos territórios unidos. Criando uma relação de irmandade entre os dois.